domingo, 26 de junho de 2011

27 de Junho de 2011

2ª REUNIÃO DE PAIS E PROFESSORA
DO MINI GRUPO II A

Tema: Criança Vê, Criança Faz


PAUTA DA REUNIÃO

- Agradecimento pela colaboração de materiais
- Atividades durante a reforma no CEI
- Dia da Guloseima
- Festa Julhina
- Música
- Texto reflexivo
- Vídeo Criança Vê, Criança Faz
- Blog
- Leitura em Família
- Livro de Memória “Minhas Lembranças”
- Devolutiva da Sequência de Atividades
- Entrega das Pastas de Atividades
- Avaliação
- Agradecimentos

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CRIANÇA VÊ, CRIANÇA FAZ

Quem nunca teve dificuldade em lidar com o comportamento do filho ou se surpreendeu com uma atitude inesperada dele?

Hoje em dia as crianças estão aprendendo a falar e a andar mais rápido, entram na escola mais cedo, estão se desenvolvendo numa velocidade impressionante. Porém, todos nós sabemos o quanto é difícil educar uma criança, sem uma receita, sem ter uma fórmula certa.

Quando os filhos crescem e começam a freqüentar a escola, os pais recorrem imediatamente a esse meio com o intuito de que os mesmos possam aprender os princípios básicos do dia-a-dia. Mas será que esse papel é só da escola?

O que as crianças aprendem na escola somam ao que os pais ensinam dentro de casa. Muitas vezes os pais não se dão conta que as crianças aprendem com o comportamento dos pais, e não somente com o que eles tentam ensinar falando.

Tudo o que fazemos e dizemos tem sempre um olhar observador e um ouvido atento, por mais que nós não percebamos. E o que os nossos filhos vêem em nós eles copiam e acreditam ser o certo.

Todas as experiências observadas ficam gravadas na mente. Crenças, valores e exemplos apreendidos vão estar presentes no momento em que estiverem em situações semelhantes as nossas.

Nós pais, somos o primeiro modelo de vida para nossos filhos e é através deste modelo, que as crianças procuram entender o mundo. É de onde vão tirando as suas conclusões do que é certo ou errado, bom ou ruim, o que podem ou não fazer. Não adianta nada você falar para seu filho que ele não pode mentir se ao tocar o telefone você diz: “Se for para mim diga que eu não estou.” Os exemplos falam mais do que as palavras. “As crianças fazem o que vêem fazer, não o que lhes dizem para fazerem”.


Temos que compreender o comportamento dos nossos filhos e tentar ajudá-los a modificar este comportamento, através de conversa objetiva e de atitudes positivas. Fazê-lo refletir sobre seu comportamento, dar sugestões de novos comportamentos pode ajudar o pequeno a criar novos hábitos comportamentais.

Pense: Que tipo de exemplo você tem sido para seu filho?

Portanto façamos ou sejamos algo que valha a pena ser imitado. O amanhã ninguém sabe, mas hoje você é o saber deles.

Professora Cleudete
27/06/2011

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