domingo, 15 de maio de 2011

DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA

15 DE MAIO – DIA INTERNACIONAL DA FAMILIA
A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) proclamou, pela Resolução n.º 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objetivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades.
O primeiro Dia Internacional da Família foi em 1994, com o tema: "Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em transformação", declarando a família como "a pequena democracia no coração da sociedade".
Todos os dias e meses deviam ser da família, tendo em conta a sua importância na construção de uma sociedade de valores. Mas por vezes estamos tão centrados nas tarefas quotidianas, no trabalho, que nos esquecemos de quem é mais importante para nós. Hoje, dia 15 de maio, é dia de reconhecer o papel nuclear da família na sociedade.
A Família é o primeiro grupo a que pertencemos, é a primeira sociedade em que somos incluídos. É a partir dela que adotamos nossos padrões e que formamos nossa identidade




PARA REFLETIR:

Será que se tem valorizado a Família como a comunidade onde naturalmente se nasce, cresce e morre como pessoa ?
Será que se tem valorizado a Família como a comunidade onde naturalmente se desenvolvem os laços afetivos, solidários e intergeracionais ?
Será que se tem valorizado a Família como a comunidade onde naturalmente se vivem as virtudes humanas que os filhos apreendem pelo exemplo ?
Na Família dá-se e recebe-se ternura, carinho, apreço, segurança, generosidade, partilha, ... numa palavra: AMOR.
Mas..., antes de tudo, a FAMÍLIA é fonte de VIDA.
A Vida é condição prévia à existência de qualquer direito.
Deste modo, o Direito à Vida deve ser defendido por todos.

A FAMÍLIA aberta à Vida é a maior riqueza. Os filhos representam o florescer da Família, são o elo de ligação entre o passado, o presente e o futuro e constituem a Esperança da Sociedade.

Nenhum comentário: